segunda-feira, 20 de junho de 2011

Expedição Nivana para Pavones, Costa Rica part 1

Ao lado do pernambucano Ian Gouveia, embarquei no começo de junho para a Costa Rica a convite da Nivana Super Trips. Nosso objetivo era surfar um swell que iria pegar em cheio na lendária onda de Pavones, além de registrar tudo para o próximo filme da Barca do Binho, Ondas Exóticas.

Pavones não quebra todos os dias, muito pelo contrário, três vezes ao ano com um bom tamanho de verdade. Quando rola uma previsão, tem que arriscar. A jornada para chegar ao pico é longa, mas vale cada remada no paraíso de água quente.

Surfamos ondas maiores de 1,5 metros perfeitas, tão longas que se perdiam de vista. Logo no surf inicial a sede era tanta que não conseguimos pegar uma onda direito até o fim. Depois de algumas horas no mar, já estávamos com mais calma e curtindo as paredes perfeitas de uma das melhores esquerdas do mundo.

Lavamos a alma, surfei uma onda da série até o fim e peguei dois tubos. Acho que fiquei mais de 1 minuto nesta onda fácil, no final minhas pernas estavam doendo. Ian, como está no gás total, não se cansou tanto assim e parecia uma maquininha de pegar ondas.

No dia seguinte o mar estava com pouco mais de 1 metro perfeito. Surfamos às 5 da matina, pegamos altas e só saímos por volta das 8 da manhã. Tomamos um café no pequeno vilarejo, onde dava para ver as linhas passando pelo campo de futebol que fica entre a cidade e o pico.

Depois do café caímos mais uma vez e surfamos até não aguentar mais. Fiz minha cabeça de verdade. Ian surfou muito, voou com facilidade em várias ondas, aterrissando com perfeição. Estávamos na companhia do local Gilbert Brown que, pra quem não conhece, participou do Filme Innersection, do renomado diretor Taylor Steele. Gilbert conhece muito bem aquela onda e nos mostrou o caminho das pedras.
A parte 2 logo estará no ar, aqui vai um pequeno trecho desse paraíso de ondas longas!!!!!

O videomaker Erick Nagata, da F2 Produções, não perdeu nada. Confira acima o vídeo da barca.